Revelados os Arquétipos da MDW'2025:
Uma antecipação dos sinais já visíveis em Milão para Designers e Arquitetos.
A análise de metatrends durante a Milan Design Week não é apenas um exercício intelectual, mas uma necessidade estratégica; é nela que conseguimos mapear quais produtos e conceitos realmente deixarão sua marca no mundo e quais se dissolverão como meras experimentações efêmeras (as famosas fads).
E até agora já foram revelados 4 elementos (conceitos/formas/cores) que nos conduzem a uma grande metatendência, que você vai descobrir abaixo.
Esse processo è vital para qualquer criativo, designer e arquiteto, porque, ao identificar as forças arquetípicas em jogo, entendemos quais narrativas e valores impulsionarão o futuro do design e, è por isso que desde 1999, procuro sempre ir além da simples observação de estilos ou inovações pontuais. Essas ficam no passado.
Aqui que entram as metatrends (entende ela aqui), ou seja, as forças arquetípicas que emergem no zeitgeist e propulsionam as tendências do futuro.
Porque você já sabe: elas não nascem do acaso, são expressões simbólicas de arquétipos profundos que, em determinado momento, encontram ressonância coletiva.
Tendências são fenômenos em evolução no sistema sociocultural - Fah Maioli, no Manual de Coolhunting, Técnicas e Práticas.
Da ARPER, acima a base de cadeira formada a partir de PaperShell, um novo material feito de subprodutos de madeira composta, como serragem e restos de galhos.
Para descobrirmos as metatrends na Milan Design Week nossa abordagem é meticulosa e envolve 5 etapas:
um pré-conhecimento das coleções que serão lançadas, obtido através de visitas às fábricas e showrooms;
encontros com designers responsáveis pelas criações para entender suas inspirações;
um acompanhamento detalhado da mídia local nos seis meses anteriores ao evento para captar os discursos emergentes;
visitas aos showrooms trendsetters da semana, onde se definem os rumos do design global e
um follow-up estratégico com designers e arquitetos das nossas rotas, identificando onde estava a verdadeira coolness.
Ao identificar as forças arquetípicas em jogo, entendemos narrativas e valores que impulsionam o futuro do design!
Além dessas etapas, nos concentramos nas grandes exposições que sintetizam os temas centrais da semana. E, quase como uma “grande magia”, o que fica no Design, antes Invisível, se torna muito Visível.
Vem enxergar comigo? Abaixo antecipo os 4 insights visíveis para inserir nos seus conceitos para o próximo biênio, acompanhe: